Arquivo do blog

domingo, julho 08, 2012

- Irish Seisiun Carioca -



Aê! Cá estamos nós tirando a poeira do blog novamente, mas desta vez não falaremos de notícias tristes e sim de algo muito bacana que bem rolando aqui pelo Rio de Janeiro: a Irish Seisiun... Carioca.

Há alguns meses atrás nós decidimos procurar um estabelecimento que pudesse nos acolher numa gostosa reunião para os amantes da música irlandesa. Embora essa ideia já tenha sido explorada (e inclusive posta em prática num pub que existia ali em Ipanema) há alguns anos, esse costume acabou se esvaindo e nós, cariocas, estávamos órfãos de um evento que pudesse não só criar um evento "irlandês" na cidade, mas também reunir músicos que já tocam ou estão aprendendo ou pretendendo aprender alguns instrumentos tradicionais.


Procuramos alguns locais e depois de algumas tentativas, parece que nos assentamos em Santa Tereza, num aconchegante estabelecimento pertinho do coração da Lapa: a Casa MangoMango (Rua Joaquim Murtinho 587). Além de um espaço bem confortável e agradável aos olhos, essa mansão colonial no coração pulsante da cidade já tem uma relação com a música, abrindo suas portas ao Jazz nas noites de terça. A novidade, agora com um evento mensal quase tipicamente irlandês, promete atrair cada vez mais pessoas.

E seisiun carioca tem ocorrido mensalmente e tem sido um verdadeiro sucesso. Sempre no primeiro domingo do mês, começamos às 15:00 horas em ponto, numa slow session que tem como objetivo ensinar novas tunes a quem está dando seus primeiros passos dentro da música irlandesa, seja na tin whistle, no bodhrán ou no violino. Após uma hora, exatamente às 16:00 horas, a nossa session começa. Ainda somos um grupo relativamente pequeno, mas a atmosfera é maravilhosa e compensa a falta de mais músicos interessados nesse universo tradicional irlandês. As trocas de informação, as diferentes interações musicais e a imensa oportunidade de aprendizado são elementos que tem saltado aos nossos olhos nesses encontros.

Scott Fraga em sua gaita galega
No último domingo (dia 1º de Julho), além da futura tradicional session carioca, rolou o encontro de gaitas de fole do Rio de Janeiro. Contamos com a presença de diferentes gaiteiros, então vimos instrumentos galegos, escoceses e irlandeses. Tudo bem interessante.

Estamos curtindo de mais essa interação entre músicos de um universo tão pequeno na nossa cidade. É um orgulho poder fazer parte dessa iniciativa, e agradecemos de coração a todos que tem aparecido para tocar, trocar, aprender e dar mais cor à musicalidade inerente do Rio de Janeiro.

Sláinte!


Café Irlanda

Um comentário: